DIFERENÇAS STUR WIN x STUR WEB (detalhes)

Estas são as principais novidades do STUR Web:


HOME

* Indicadores na tela inicial do sistema: aniversariantes e viajantes, contas a pagar e a receber em aberto, estatísticas
Na tela inicial do sistema foram criados alguns indicadores, para que, de forma rápida, a pessoa possa visualizar:
- se há vendas com vencimento próximo que ainda não foram faturadas ao cliente;
- se há títulos do contas a receber e do contas a pagar que estejam vencidos e ainda em aberto no financeiro;
- os aniversariantes do dia, e da semana corrente;
- os documentos tais como passaporte, visto, cartão de milhagem que estejam vencendo no dia, ou na semana corrente;
- as vacinas que estejam vencendo no próximo mês, o no período desejado;
- os viajantes do dia, ou dos próximos 7 dias;
- estatísticas de vendas e de pré-atendimento, com quantidades de vendas criadas, confirmadas, faturadas e geração de gráficos.
Para cada indicador, existe uma permissão de usuário que define se a pessoal poderá ou não visualizar aquele item.

Exemplo: lista de hóspedes que farão check in no dia

* Aviso de atualização 
Sempre que uma atualização é disponibilizada pela AGI, um aviso aparece na tela inicial do sistema. Em um único clique, a atualização é aplicada. Não é preciso fazer nenhum download nem instalação no pc.

 

CADASTROS

* Pesquisa de CEP para cadastramento de endereços
Ao incluir um cadastro, seja de cliente, fornecedor, emissor ou promotor, o endereço pode ser preenchido a partir da pesquisa do CEP. Assim, os cadastros ficam padronizados e muito mais rápidos de serem feitos.


* Arquivos anexos em Clientes e Fornecedores
A cada cadastro de clientes e fornecedores, é possível anexar arquivos vinculados àquele cadastro. Pode ser uma imagem, um documento de texto, ou um arquivo pdf, desde que não ultrapasse o tamanho limite de 500Kb.
Uma opção para arquivos maiores do que o tamanho limite é indicar apenas o link de acesso a um arquivo salvo externamente, num drive virtual
Dessa forma, todos os documentos ficam organizados num único local, e a agência diminui a quantidade de papel gasto.

* Passageiros vinculados a clientes pessoa jurídica
No cadastro de clientes do tipo pessoa jurídica, é possível incluir passageiros vinculados àquela empresa, mesmo que estes passageiros não sejam clientes da agência. Ou seja, não é preciso cadastrar o viajante como cliente do tipo pessoa física, para criar o vínculo ao cliente pessoa jurídica. Neste cadastro, fica salvo todo o perfil do viajante, com seus dados pessoais, preferências de viagem e documentos e seus respectivos vencimentos.
Com estes dados no sistema, é possível gerar mala direta aos clientes, lista de aniversariantes e controle de vencimento de documentação.
Por outro lado, também podemos efetivar um passageiro como cliente do tipo pessoa física de forma rápida, acessando uma função no próprio cadastro do passageiro.

* Grupos de usuários
Além de cadastrar cada usuário com suas devidas permissões de acesso, existe a opção de criar grupos de usuários. Cada grupo tem o seu próprio perfil, com os acessos e bloqueios a cada função do sistema. Ao incluir um novo usuário, se vinculado a um grupo, ele irá herdar todas as permissões. E quando alterado o perfil do grupo, será aplicado a todos os usuários vinculados.
Isso torna muito mais fácil e prático o controle das permissões de cada área da agência.

* Cadastro de destinos
No STUR Web é possível cadastrar destinos, com as descrições que a agência achar melhor, como por exemplo: América do Norte, Ásia, Europa... ou destinos ainda mais específicos, como Miami e Orlando, Nova York, Paris. Cada venda pode ter um destino, que poderá ser utilizado para filtro de relatórios.

* Acessos ao financeiro e vendas através dos cadastros de clientes, fornecedores, emissores, produtos, etc.
Através dos cadastros, podemos acessar outras áreas do sistema, como se fossem atalhos. Através do cadastro de um cliente por exemplo, em um clique podemos listar todas as vendas daquele cliente, ou todo o financeiro relacionado a ele. Ou através do cadastro de um fornecedor, dar um clique para listar quais as notas fiscais emitidas para ele.

* Aprovação de cadastros
Os cadastros de clientes e fornecedores tem um novo status: “Aguardando aprovação”.
Desta forma, todos os usuários poderão criar novos cadastros no sistema, mas apenas aqueles com a devida permissão poderão ativá-los.
O próprio sistema avisa na Home se existem cadastros pendentes de aprovação, para que o usuário possa checar os dados inseridos, liberandos os cadastros para uso no sistema.

* Vínculo de passageiros a centros de custo
Os passageiros cadastrados em um cliente do tipo pessoa jurídica podem ser vinculados a um determinado centro de custo. Quando este vínculo é feito, ao incluir uma venda para este cliente, com este passageiro, o sistema já sugere o centro de custo adequado. Isto facilita o lançamento de vendas e evita erros.

* Controle de vacinas
O cadastro de vacinas permite que sejam criadas no sistema todas as vacinas que a agência deseja controlar, com suas validades.

No perfil de cada passageiro, podemos informar qual a vacina ele tomou em qual data, e assim, o próprio sistema avisará quando o vencimento estiver próximo.

 

OPERACIONAL

* Controle de Pré-Atendimento
Uma nova função foi criada para auxiliar e controlar o pré-venda. No menu Pré-Atendimento podem ser registrados de forma prática os contatos iniciais dos clientes, antes mesmo da venda ser concretizada. Numa tela rápida, com poucos campos, o atendente pode anotar tudo que o cliente deseja, como destino, datas, quantidade de passageiros, preferências de hospedagem, substituindo suas anotações em papel. É possível agendar um lembrete de retorno ao cliente, com programação de data e hora. O próprio sistema avisará o usuário que ele deve retornar ao cliente.
O pré-atendimento pode ser vinculado a uma reserva, ou então cancelado quando um atendimento não se efetiva em venda, com registro do motivo pelo qual o pré-atendimento foi encerrado.
Dessa forma, a agência pode mensurar e controlar quantos atendimentos se concretizam em vendas reais, para cada um dos atendentes.

* Múltiplas formas de recebimento e pagamento
O STUR Web é bastante versátil quanto ao recebimento e pagamento das vendas.
Em uma única reserva, podemos utilizar todas as formas de recebimento, entre Cash, Faturado, Cartão passado na maquineta própria, Cartão passado no fornecedor, e Cheques. E também todas as formas de pagamento, entre Cash, Faturado e Cartão de crédito da agência.
A única condição é que a soma de valores de todas as formas utilizadas bata com o valor total a ser recebido do cliente, e com o valor a ser pago ao fornecedor.
Exemplo de venda com múltiplos recebimentos:

* Possibilidade de adicionar o mesmo produto e fornecedor numa mesma reserva
Uma única reserva pode conter diversos itens, com diferentes produtos e fornecedores, ou até mesmo com produtos e fornecedores repetidos. Dessa forma, podemos organizar dentro de um único processo de venda, com um mesmo número de controle, tanto uma operação (aéreo, hotel, carro, seguro e outros serviços) quanto uma emissão aérea e sua remarcação.

* Fechamento único para vários itens de reserva
Uma venda com diversos itens pode ter um único fechamento, considerando apenas o valor total a ser recebido ou pago. Por isso, ainda que a venda tenha diversos produtos, cada um com seu valor, o recebimento ou pagamento podem ser definidos a partir do valor total da venda.
Quando um cliente compra numa única viagem vários serviços, para ele faz mais sentido pagar o valor total da viagem, do que os valores de cada serviço. É isso que o SturWeb possibilita.
O resultado também apresenta a posição financeira da venda, indicando com base nos valores totais, quanto já foi recebido e/ou pago numa tela rápida e de fácil entendimento.

* Assistente de Tarefas da Venda
Uma das funções disponíveis na tela de vendas é o Assistente de Tarefas. Nele, temos a lista de todas as ações necessárias numa reserva para que o processo seja totalmente finalizado, inclusive com a posição financeira. De forma clara, podemos visualizar quais tarefas já foram cumpridas, e quais ainda estão pendentes.
Passos do Assistente de Tarefas:

* Arquivos anexos em Reservas
Assim como no cadastro de clientes e fornecedores, a cada reserva podemos anexar arquivos relacionados a ela. O arquivo pode ter qualquer formato, e tem um limite de 500Kb. Também é possível indicar somente o link externo de acesso ao arquivo caso tenha um tamanho superior ao limite.

* Novo status "Cancelada"
Uma reserva que por qualquer motivo não tenha se concretizado, não precisa ser excluída do sistema. É possível mantê-la para eventuais consultas, com status Cancelada. Esta venda não irá gerar financeiro, e nem será considerada nos relatórios. E caso a venda seja revertida, podemos a qualquer instante reativar.

* Taxa de serviço do cliente em moeda diferente da moeda oficial

No SturWeb, é possível cobrar uma taxa fee do cliente em qualquer moeda, e não necessariamente em reais. Esta taxa de serviço pode inclusive ter um câmbio diferente do câmbio da venda. Sendo assim, a taxa fee pode ser fixada num cliente com uma moeda específica para cada produto (fee nacional em reais, e fee internacional em dólar por exemplo).

* Taxas extras personalizadas para todos os produtos
As taxas extras podem ser livremente cadastradas no sistema, com a nomenclatura e o comportamento desejados. Alguns exemplos: taxa de assento, multa, ISS e taxa de turismo. No cadastro da taxa, podemos definir se o valor é calculado em percentual ou valor fixo, e se será aplicado ao cliente e/ou ao fornecedor.
A cada venda nova, podem ser adicionadas quantas taxas extras personalizadas for necessário, para todos os produtos.

* Geração de financeiro em moeda diferente da moeda oficial
Tanto na definição do pagamento quanto do recebimento, é possível definir que o sistema gere o financeiro em uma moeda diferente de R$. Esta função é útil para os casos de recebimentos e pagamentos feitos com o câmbio do próprio dia, ao invés do câmbio da venda.
Ao registrar a baixa financeira com o câmbio adequado, o sistema atualiza os valores da venda, recalculando a margem de lucro com base nos valores reais registrados no financeiro, ou seja, a diferença cambial do financeiro reflete no resultado da venda.

 

FATURAMENTO

* Alerta de faturamento pendente
Para que nenhum faturamento seja esquecido, o SturWeb emite um alerta quando existem vendas já confirmadas, porém ainda não faturadas ao cliente e com vencimento próximo. Dessa forma, a agência não deixará de cobrar os seus clientes dentro do prazo.

* Faturamento baseado no intervalo de data de referência
Quando um mesmo cliente possui diferentes datas de corte para faturamento, pode ser um tanto complicado controlar quais vendas devem ser faturadas ou não. O SturWeb facillita isso, possibilitando o faturamento com base numa data de referência, uma data de corte a ser considerada. Somente as vendas que estejam dentro daquele intervalo serão de fato faturadas.

* Controle de Faturamento
Todo faturamento realizado, seja individual ou em lote, fica salvo num controle e disponível para consultas. Dessa forma, é possível saber com precisão de data e hora todo faturamento que foi executado no sistema, e quais faturas foram geradas a partir daquele processo. Isso facilita o envio de faturas aos clientes, seja via impressão ou envio por meio eletrônico.

* Reabertura de Faturas
Uma fatura que por qualquer motivo precise ser refeita ao cliente, pode ser reaberta no sistema sem prejudicar o compromisso financeiro que já tenha sido firmado com o fornecedor. Ou seja, podemos retornar uma venda Fechada (faturada) para o status Confirmada, eliminando a Fatura mas mantendo a Nota de Débito, mesmo que o fornecedor já tenha sido pago.

* Fatura em formato planilha Excel
Além do tradicional formato PDF, as faturas do SturWeb podem ser geradas em formato de planilha Excel. A planilha facilita o trabalho de conferência do cliente, e possibilita uma outra visualização deste documento.

 

REEMBOLSO

* Reembolsos sem recebimento ou sem pagamento
Existem processos de reembolso que nem sempre envolvem clientes e fornecedores. Quando ocorre um erro interno, a agência deve devolver um reembolso ao cliente, mas pode não receber nada do fornecedor. E da mesma forma, a agência pode receber um valor do fornecedor, e não repassar ao cliente.
No SturWeb, é possível registrar reembolsos "sem recebimento" ou "sem pagamento", e o motivo.

* Recebimento faturado de taxas de reembolso
Os reembolsos de bilhetes aéreos emitidos no cartão de crédito do cliente são creditados no próprio cartão. Para que a agência não tenha prejuízos, o SturWeb permite a cobrança de uma taxa de reembolso de forma faturada, junto a outros débitos deste cliente.

 

COMISSIONAMENTO

* Controle de Comissionamento de Emissores/Promotores
No cadastro dos emissores e promotores, existem perfis com toda a regra de comissionamento a ser aplicada para cada colaborador da agência.
O SturWeb controla o cálculo de comissão dos emissores e promotores, guardando os valores que já foram calculados a cada venda. Dessa forma, se houver qualquer alteração, ainda que em vendas antigas, o sistema irá estornar ou pagar a diferença no próximo cálculo.

Além disso, é possível gerar o financeiro automaticamente após o cálculo do comissionamento.

 

INTEGRAÇÕES

* Integração em vendas já existentes
O SturWeb integra com dezenas de sistemas parceiros, recebendo dados de emissões a serem transformadas em vendas.
Ao integrar uma emissão, além de criar uma reserva totalmente nova, também existe a opção de incluir aquela integração em uma venda já existente, como um novo item.

 

FINANCEIRO

* Geração de financeiro para emissores e promotores
No STUR Web, além de clientes e fornecedores, os emissores e promotores também podem ser titulares de documentos financeiros. O sistema gera o valor calculado do comissionamento automaticamente no financeiro, mas além disso, podem ser registrados outros recebimentos e pagamentos em nome de emissores e promotores.

* Exibição, filtro e ordenamento do financeiro pelo número da venda
Ao consultar títulos no financeiro, seja a pagar ou a receber, podemos pesquisar pelo número da venda. Dessa forma, as pesquisas ficam muito mais rápidas e práticas.

* Controle de Conferências
Para que vários títulos sejam baixados de uma vez só com seu valor total, é preciso fazer uma Conferência no financeiro. O SturWeb controla toda conferência feita, permitindo a manutenção dos títulos que compõe uma fatura, com inclusão e exclusão, alteração de valores, câmbio, vencimento e observações. Podemos ainda acessar através do financeiro a venda que originou aquele título, ajustando desde a origem qualquer valor que esteja incorreto.
Mesmo depois de baixada, a conferência continua disponível no sistema para eventuais consultas.
É possível ainda juntar mais de uma conferência numa única baixa, e também parcelar uma conferência, dividindo o seu valor total em diferentes baixas.

* Controle de boletos com recálculo de valor
As faturas do SturWeb podem ser geradas juntamente com os boletos, num documento único.
O sistema controla todos os boletos emitidos, permitindo de uma forma rápida a consulta a seus títulos vinculados, à impressão, à baixa, e ao recálculo de valor do título com aplicação de multa e juros em caso de atraso no pagamento do cliente.

* Cobrança de clientes devedores
O SturWeb possui um controle de clientes inadimplentes, o que torna a cobrança muito mais simples.
Podem ser gerados relatórios em formato PDF ou Excel, com a lista de clientes que tenham pagamentos em atraso, e também cartas de cobrança a serem enviadas a estes clientes, com a lista dos títulos devidos.

* Fechamento de saldos de conta
Uma das atividades do financeiro é a conciliação bancária, na qual ficam gravados no sistema os saldos das contas existentes, de acordo com os saldos reais de cada conta que a agência movimentar. O fechamento de saldos permite o travamento desta conciliação, bloqueando qualquer alteração em data retroativa. Não é permitido fazer reaberturas e nem baixas que alterariam o saldo da conta.
Esta é uma forma rápida de assegurar que o trabalho do financeiro esteja em dia, e que não seja alterado, evitando retrabalhos.

* Fatura e boleto para pré-recebimentos
No SturWeb podemos controlar valores de adiantamento pagos pelos clientes para uso posterior. Além de registrar estes valores em uma conta específica vinculada ao cliente, é possível gerar faturas e boletos para a devida cobrança.

 

RELATÓRIOS

* Relatórios diversos em formato Excel
Praticamente todos os relatórios do SturWeb são gerados em Excel, que é o formato mais utilizado hoje em dia, já que permite alterações e adequações conforme a necessidade de cada empresa. Alguns deles são: Mapa de Vendas, Ranking de Vendas, Movimentação de Passageiros, Lista de Embarque, Cobrança de Comissão e outros.

* Relatório em formato Excel de todas as listas de cadastros, vendas, reembolsos e financeiro, com gravação de perfil e seleção de colunas
Todas as telas do sistema que tem o formato de lista podem ser convertidas em relatórios em formato Excel. Isto facilita a exportação de registros, uma vez que podemos personalizar as colunas desejadas, e salvar os perfis para agilizar a geração do relatório sempre que desejado. Este relatório está disponível em todos os cadastros, nas vendas, nos reembolsos e também nos módulos de contas a pagar e contas a receber.

* Mapa de vendas com opção de considerar Reembolsos
O relatório mais utilizado do sistema é o Mapa de Vendas, que mostra em diversas ordenações o resultado das vendas de um período, considerando tanto o faturamento quanto a margem de lucro.
Além das vendas, temos a opção de também considerar os Reembolsos, e dessa forma ter uma visão operacional ainda mais completa da empresa.

* Relatório DRE
O relatório Demonstrativo de Resultado de Exercício permite uma visão consolidada ou comparativa mensal do resultado da agência, seja por regime de caixa ou de competência. É possível configurar quais tipos de conta serão considerados no resultado, adequando o sistema à realidade da agência.

Além dos formatos PDF e Excel, junto ao DRE podem ser gerados gráficos que facilitam ainda mais a visão do relatório.

Exemplo de DRE comparativo de 3 meses:

* Gráficos e Estatísticas de Vendas
O sistema tem uma função geradora de Gráficos, totalmente personalizável, com diferentes totalizações dos campos das vendas. São diferentes modelos de gráficos (pizza, barras ou pilhas) gerados junto com as tabelas correspondentes, e permitindo ainda a exportação para planilha Excel.
Alguns exemplos:

Tabela de valores e gráfico em barras com Totais por cliente:

Gráfico em pilha mostrando Tarifas por produto x por Emissor:

Gráfico em pizza por produto:

 

UTILITÁRIOS

* Controle de envio de e-mails
Documentos tais como Faturas, Recibos e Vouchers podem ser enviados por e-mail aos clientes diretamente pelo SturWeb, desde que exista uma conta de e-mail configurada no sistema. Existe um controle que guarda o histórico da data, hora e nome de usuário que enviou cada e-mail através do sistema.

* Controle de IP's permitidos
O SturWeb é um sistema que está disponível 24 horas durante todos os dias da semana, e pode ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso à internet. Ainda assim, é possível limitar o acesso ao sistema, definindo um ou mais IP's que poderão se conectar ao sistema.
Dessa forma, além das permissões de cada usuário com nível de acesso a cada função do sistema, e do histórico de operações que já fica salvo automaticamente, existe mais esta segurança, para que o sistema fique acessível somente dos locais desejados.

* Histórico de atualizações
Dentro do próprio sistema, fica disponível para consultas o histórico de todas as atualizações realizadas, junto com quais implementações foram aplicadas. Com isso, os usuários acompanham de uma forma prática a evolução e as melhorias do sistema.

 

  • Atualizado em 11/07/2017